26.11.07

Animal de Estimação

Não passeio pela rua
a minha dócil solidão,
um bicho quase pessoa
que me cativa com um olhar terno
enquanto invento o jantar.

Não dou de beber à dor
um prato quente
deleite,
nem lhe afago o pelo
aveludado, lenitivo,
quando se insinua, languidamente,
nas noites de Inverno,
junto à lareira.

Nunca exibi a minha mágoa
para além da luz desta água
que quatro paredes de vidro
impedem de jorrar
e de me deixar desoxigenado,
estiolando em convulsão.

Nem fui eu quem cortou as asas
e prendeu entre grades de ferro
e memórias de telhados de casas
o pássaro possível
de um coração racional.

Não passeio pela rua
a minha dócil solidão
que nunca mordeu com vontade
as canelas deste não.
O homem é um animal
de estimação.

1 Comentários:

Às 27 de novembro de 2007 às 00:54 , Blogger Sousa Ribeiro disse...

Li três vezes. Gostei mais da última, sendo que adorei a primeira. Ah artista, há artista!Seremos socialmente limitados ou socialmente afirmados, conquanto a sociedade permite potenciar a nossa racionalidade?Ou, se me permitem, potenciar a nossa intelectualidade?Naturalmente são ambas, na sempre boa receita do meio tem a virtude ou a síntese desfaz antagonismos...Reflictam.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial